Conselho da IIHF se reúne em Zúrique

IIHF Se Opõe ao Banimento da Rússia.

Fonte: www.iihf.com

Autor: Adam Steiss

Zúrique, 29/11/17  – o Conselho da IIHF se reuniu em Zúrique nesta terça-feira para um encontro de dois dias. Dentre os principais tópicos discutidos estava a questão sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Com uma decisão pendente por parte do Conselho Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) a ser tomada na semana seguinte acerca dos atletas russos nas Olimpíadas de Inverno, o Conselho da IIHF manifestou seu apoio pela participação de todos os atletas russos que não tenham sido flagrados no anti-dopping.

IIHF: "Apenas atletas que se doparam devem ser punidos".

IIHF: “Apenas atletas que se doparam devem ser punidos”.

“Queríamos deixar nossa posição clara ao COI: que somos contra uma punição coletiva, pois acreditamos que essa abordagem pune injustamente muitos atletas russos que nunca se envolveram com doping”, disse René Faisel, presidente da IIHF.

O comunicado completo pode ser conferido a seguir:

O Conselho da IIHF por unanimidade concluiu que todos os atletas limpos, incluindo os da Rússia, devem ter a chance de representar seu país nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang.

Nos opomos à uma punição coletiva no caso dos atletas russos, mesmo reconhecendo que o doping no esporte deve ser enfrentado, as Olimpíadas não devem ser utilizadas para sancionar muitos por causa de poucos. Ainda, a extensão pela qual o COI vem buscando tomar medidas punitivas contra a Rússia coloca a saúde do hockey no gelo em risco.

A importância da Rússia para o desenvolvimento e crescimento do hockey no gelo não pode ser subestimada. Este país é o pilar sobre o qual o legado do nosso esporte se apoia.

Para preservar a integridade do torneio olímpico de hockey no gelo, a IIHF em parceria com a Federação Russa de Hockey no Gelo e com a Kontinental Hockey League iniciou um bem estruturado programa anti-dopagem que verifica a KHL, MHL e a WHL, início que se deu em dezembro de 2016 e que até agora já testou quase 400 atletas russos.

Por isso, o Conselho da IIHF reitera sua posição de que atletas inocentes de qualquer Federação classificada devem ser autorizados a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e representar seus países.

A reunião do Conselho da IIHF se encerrará nesta quarta-feira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *