Autor: Martin Merk.
Fonte: www.iihf.com

korea
As Olimpíadas de Inverno de 2018 terão a participação de atletas da parte norte da península da Coreia depois de conversas surpreendentes entre representantes dos dois países. Os atletas desfilarão juntos nas cerimônias de abertura e encerramento sob a bandeira da unificação e depois deste primeiro grupo, mais atletas individuais comparecerão a PyeongChang depois.

O movimento mais memorável, entretanto, será a presença de uma Seleção Coreana unificada em um esporte coletivo, depois de mais de 60 anos da separação após a Guerra da Coréia.

No hockey feminino as duas seleções não estão longe uma da outra no ranking internacional. As 23 atletas da República da Coréia (conhecida como Coréia do Sul, 22ª do ranking feminino da IIHF) disputarão as Olimpíadas ao lado de 12 atletas da República Democrática da Coréia (Coreia do Norte, 25ª no ranking feminino da IIHF) após a equipe ter recebido uma autorização especial para competir com 35 jogadoras em uma seleção das Coréia Unificada.

Entretanto, a escalação dos dias de jogo deverá obrigatoriamente que ser composta por apenas 22 atletas, sendo ao menos 3 jogadoras da Coréia do Norte.

A seleção coreana começou a ser discutida no dia 9 de janeiro, até que se alcançou um acordo para trabalhar nos detalhes que foram anunciados no último sábado em Lausanne (Suíça), onde fica o Comitê Olímpico Internacional.

Para se prepararem para esta participação histórica, as 12 atletas norte-coreanas viajaram para a Coreia do Sul na última quinta-feira, antes dos outros atletas do país. A delegação cruzou a Zona Desmilitarizada localizada no paralelo de latitude 38º Norte e que divide a península da Coreia nas proximidades das cidades de Kaesong e Paju e depois foi levada a Jincheon, que fica a 90 quilômetros de Seul, onde já estavam treinando as atletas sul-coreanas.

As 12 atletas cruzaram o paralelo 38 norte vestidas com indumentária norte-coreana, mas logo aparecerão com uniforme da Coréia Unificada. A equipe competirá sob a bandeira da unificação, que retrata a península da Coréia e utilizará a sigla COR em vez de KOR para o torneio de hockey feminino.

korea00

A delegação que veio do norte foi recebida com flores pelas colegas sul coreanas, pelas treinadoras Sarah Murray e Mongwong Chung e o presidente da Federação Sul-Coreana de Hockey no Gelo.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap foi acordado que as jogadoras do norte e do sul treinarão separadas antes da unificação efetiva da equipe na próxima semana.

No da 4 de fevereiro a Seleção unificada disputará um amistoso contra a Suécia antes do começo dos Jogos Olímpicos no dia 10 de fevereiro, quando a Coréia jogará contra a Suíça.

O elenco das 35 atletas será publicado em breve.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *