Hockey no Gelo

 Hockey no Gelo.

Origens e História.

A origem do hockey é incerta, existem desenhos de seres humanos conduzindo objetos com um taco datados de milhares de anos e há registro de jogos em quadros com alguns séculos de idade. Apesar da incerteza quanto à origem do esporte, foi em Montreal (Canadá) que nasceu o hockey no gelo como o conhecemos.

nogelo02

Pintura do Século XVII.

No dia 3 de março de 1875, na pista de patinação Vitória, em Montreal, aconteceu a primeira partida entre duas equipes de nove jogadores incluindo James Creighton e vários alunos da Universidade McGill. No lugar de uma bola, os jogadores utilizaram um puck (disco), pois o risco deste objeto saltar em direção à audiência era menor. O gol foi montado com duas estacas a 1,8 m de distância e o jogo teve 60 minutos.

Em 1877, os alunos da Universidade McGill elaboraram as sete regras fundamentais do esporte, baseando-se nas regras do hockey de grama. O primeiro time, o McGill University Club, foi fundado em 1877 e depois surgiu o Montreal Victorias, fundado em 1881.

O esporte se tornou tão popular que o primeiro “Campeonato Mundial” de hockey no gelo foi disputado durante o Carnaval de Inverno de Montreal em 1883, com a Universidade McGill conquistando a “Copa Carnaval”. O número de jogadores em cada equipe havia sido reduzido para sete e as partidas eram organizadas em dois períodos de 30 minutos.

Em 1885 foi fundada a Liga Municipal de Hockey de Montreal com as equipes participantes da “Copa Carnaval”, fundou-se a Associação Canadense de Hockey Amador e foi realizado um campeonato que consistia em desafios ao atual campeão.

Na Europa, acredita-se que o hockey começou em 1885, quando o Clube de Hockey da Universidade de Oxford foi formado para disputar um desafio contra a universidade de Cambridge na cidade de St. Moritz na Suíça. Apesar de não haver registros da partida, o jogo foi vencido pelo Oxford Dark Blues. As primeiras fotografias e súmulas são datadas de 1895 e a rivalidade entre estas duas Universidades é a mais antiga do hockey mundial atual.

Em 1888 o governador do Canadá, Lord Stanley of Preston, cujos filhos e filhas eram entusiastas do esporte, acompanhou o torneio do carnaval de inverno de Montreal e ficou impressionando com os jogos. Em 1892, percebendo que não havia uma forma de reconhecer o melhor time do Canadá, pois havia várias ligas e cada uma tinha um troféu diferente, Lord Stanley comprou um vaso decorativo e o ofereceu como troféu ao vencedor da Copa Carnaval.

Mais tarde esta taça passou a ser chamada de Copa Stanley,a primeira equipe a recebê-lo foi o Montreal HC, atualmente este mesmo troféu e entregue todo ano à equipe campeã da National Hockey League (NHL), principal liga norte-americana de hockey no gelo e é o troféu esportivo mais antigo do mundo.

O filho de Lord Stanley, Arthur, ajudou a fundar a Associação de Hockey de Ontário e a filha dele, Isabel, foi uma das primeiras mulheres a praticar o esporte. Em 1893, havia aproximadamente 100 times somente em Montreal e campeonatos em todo o Canadá. Os times de Winnipeg passaram a utilizar caneleiras de cricket para proteger as pernas de seus goleiros. Desenvolveram a técnica do o scoop shot, hoje em dia conhecido como arremesso ou wrist shot e as medidas do gol foram padronizadas em 1900.

Os cinco filhos de Lord Stanley foram responsáveis por levar o hockey no gelo para a Europa, ao desafiar e vencer um time de nobres ingleses que contava com os futuros reis Edward VII e George V da Inglaterra numa partida realizada no palácio de Buckinham em 1895.

A Liga Internacional de Hockey no Gelo foi fundada em 1908 para regular as competições internacionais e o primeiro campeonato europeu foi vencido pela Grã-Bretanha em 1910. Em meados do século XX esta liga se converteu na International Ice Hockey Federation (IIHF), órgão que regula o hockey no gelo deste então.

 

Fundamentos do Hockey no Gelo.

O hockey no gelo é disputado numa quadra de 60 metros de comprimento por 30 metros de largura, com cantos arredondados, cercada por uma borda de 1,2 metros de altura sobre a qual são instalados vidros de proteção cuja altura varia de 80 centímetros a 1,6 metros de altura e a superfície de jogo é dividida conforme o desenho abaixo:

nogelo00

Dimensões de uma quadra de hockey

O raio do canto da quadra tem entre 7 e 8,5 metros e serva para que o puck possa percorrê-los sem parar, além disto a quadra é dotada de cinco “cabines” onde são colocados os dois bancos de jogadores, dois bancos de suspensão e a mesa de cronometragem. Nos bancos de jogadores os integrantes das equipes que não estão em quadra ficam sentados aguardando a sua vez de entrar no jogo, os bancos de suspensão ficam na lateral oposta da quadra e para lá são enviados os jogadores que cometeram faltas e na cabine de mesários ficam os profissionais responsáveis pelas anotações do jogo e pela operação dos equipamentos de cronometragem, som, iluminação e comunicação.

Um jogo de hockey tem três períodos de 20 minutos de jogo efetivo e durante este tempo duas equipes, cada uma com 5 jogadores de ataque (doravante chamados de linha) e 1 goleiro, buscam superar uma à outra em número de gols.

Não existem laterais e escanteios, pois a quadra é cercada pela, sendo permitido conduzir o puck por trás das traves, por isto há poucas interrupções durante a partida, fazendo do hockey um dos esportes que mais exige do condicionamento físico dos atletas, um jogador adulto chega a gastar 840 kcal por hora de jogo.

Devido a este intenso desgaste físico, os jogadores são constantemente substituídos durante a partida, o que exige que uma equipe de hockey no gelo seja formada por muitos jogadores: são 23 jogadores de ataque, divididos em 4 linhas (grupos de 5 jogadores) e três suplentes, mais dois goleiros de curta duração, totalizando 25 atletas por equipe.

nogelo01

Time de hockey completo com 25 jogadores.

O tempo médio de permanência de uma linha em quadra não supera 2 minutos e por causa da alta rotatividade entre as linhas não há sentido em dividir os atletas entre titulares e reservas. A composição das linhas pode ser livremente alterada durante o jogo, não há limite de substituições e como as trocas de linha são feitas com o jogo em andamento.