Patinação Artística

Patinação Artística.

A patinação no gelo surgiu na Europa há séculos e inicialmente era utilizada como meio de transporte para atravessar lagos e canais congelados. Desde então se tornou uma prática de lazer.

34

A Patinação Artística, especificamente, surgiu de uma brincadeira em que os patinadores faziam desenhos no gelo com suas lâminas enquanto patinavam. A partir daí começaram a realizar concursos para ver quem fazia os desenhos mais bonitos e complexos. Dizem que naquela época a glória era conseguir assinar o próprio nome no gelo.

Atualmente é um esporte olímpico no qual indivíduos, pares ou grupos fazem rodopios, saltos e movimentos sincronizados. A entidade reguladora da modalidade é a União Internacional de Patinação (ISU, International Skating Union) que determina as regras, os critérios de avaliação e o calendário de competições.

Uma característica muito peculiar deste esporte é sua associação com o entretenimento: vários patinadores artísticos olímpicos se apresentam em peças teatrais e espetáculos de patinação quando não estão competindo. E desta relação surgiu um dos momentos mais peculiares das Olimpíadas de Inverno: a Noite de Gala.

Este evento é realizado após o término das competições de patinação artística, portanto não conta pontos para a classificação dos atletas e é um momento festivo em que os patinadores se apresentam livremente apenas para entreter o público. Há admiradores do esporte que até preferem a Noite de Gala em relação às apresentações competitivas.

Durante os jogos olímpicos há três categorias de patinação artística:

– Individual. Homens e mulheres competem em categorias distintas.

– Pares. Casais são avaliados por requisitos específicos como arremesso ou levantamento do parceiro, a capacidade do casal se equilibrar em diferentes posições e dos dois integrantes executarem acrobacias juntos.

– Dança no Gelo. Também disputada por casais, nesta modalidade são avaliadas as habilidades dos dois integrantes de executar movimentos, a sincronia com a música e o padrão da dança.