Curling

Curling

O curling é um esporte praticado sobre uma superfície de gelo no qual duas equipes de 4 jogadores arremessam oito pedras por end, visando posicionar a maior quantidade possível delas próximas à casa, um alvo pintado sob o gelo na extremidade da quadra. Os times lançam suas pedras alternadamente e cada jogador arremessa duas pedras por end.

Os jogadores de cada equipe recebem uma numeração que varia de primeiro a quarto e cada end começa com o primeiro jogador lançando pedras, sendo seguido pelo segundo, terceiro, chamado de vice skip e quarto jogador,o skip – equivalente ao capitão de uma equipe de curling, que é o responsável pela estratégia do jogo e decide como as pedras devem ser posicionadas no gelo.

26

Para simular as imperfeições típicas das superfícies de gelo de lagos e rios congelados, antes do jogo pulveriza-se água sobre a quadra de curling tornando o gelo rugoso e adicionando interferências aleatórias à trajetória das pedras. Durante o deslocamento de uma pedra à casa, os jogadores de curling varrem o gelo à frente desta para alterar a rugosidade do gelo e controlar sua trajetória e quanto melhor for a relação entre a força com a qual a pedra é arremessada e o controle sob sua trajetória, melhor será a equipe.

O placar é marcado da seguinte forma: somente uma equipe marca pontos a cada end e a quantidade cada ponto corresponde a uma pedra dentro da casa entre o centro do alvo e antes da primeira pedra adversária, a figura abaixo ilustra algumas situações de jogo e quantos pontos foram marcados.

27 28  29
 1 ponto para as pedras amarelas   3 pontos para as pedras vermelhas  2 pontos as pedras amarelas

Uma partida oficial de curling tem 10 ends e dura aproximadamente duas horas. A quadra de curling tem 42,06 metros de comprimento entre os calços e 4,57 metros de largura. As casas são compostas por círculos concêntricos cujos diâmetros são 3,66, 2,44, 1,22 e 0,30 metros. O círculo menor é chamado de “botão” e no centro da casa há o pivô (tee line).

As pedras pesam 42 libras (19 quilos) e devem percorrer 38,4 metros entre o calço e o pivô.

A entidade que regula o curling em âmbito internacional é a Federação Mundial de Curling (WCF, World Curling Federation): www.worldcurling.org.

Ao final de cada end, os árbitros determinam o placar medindo a distância entre as pedras e o centro da casa.

 

Equipamentos de Curling.

Pedra de Curling.

30

São fabricadas em granito, pesam aproximadamente 40 libras (19 quilos), nelas são instaladas cabos de plástico que permitem ao jogador definir a velocidade e o sentido de rotação da pedra, controlando a trajetória do lançamento.

Curling Broom / Vassoura de Curling.

31

São compostas de um cabo de material composto e uma cabeça de borracha que ao ser esfregada contra o gelo o aquece e o deixa mais liso permitindo o controle da trajetória da pedra.

Slider / Escorregador.

32

Calçado de borracha com fundo de material deslizante que deve ser calçado por cima de um dos sapatos do jogador para que este deslize facilmente sobre o gelo.

Gripper / Aderente.

33

Oposto do escorregador,deve ser calçado por sobre um dos sapatos para que este pé não deslize sobre o gelo e sirva de propulsão.